domingo, 19 de junho de 2011

Parem o mundo




Relato de um professor




Ouvi certa vez uma frase que dizia: "Parem o mundo porque eu quero descer". Achei-a muito interessante, até porque ela nos diz muito sobre o que vivemos hoje. O mundo está girando sem parar, tudo está rápido demais, a tecnologia avança como nunca e a educação tem perdido o seu valor juntamente com o professor.
A educação tradicional vê-se sufocada pela educação informal dos meios de comunicação, principalmente da televisão e do computador. A tecnologia está derrubando saberes antigos.
Por este e outros motivos, o professor está perdendo o seu valor e muitas vezes sente-se desanimado. Mal pago e quase sem esperança ele carrega a responsabilidade de contribuir para a formação de um indivíduo que seja capaz de construir seu próprio pensamento. Apesar desse papel fundamental e belíssimo que tem o professor, o governo, as famílias dos alunos e os próprios alunos não mais apóiam o magistério. A maioria das pessoas está esquecendo que atrás de um grande profissional há quase sempre um bom professor.
Mas, sabe, ainda que a educação não esteja indo tão bem como já foi um dia, é preciso que, nós professores, acreditemos no magistério não esquecendo o seu valor. E o que nos trará esperança é encontrarmos no futuro um de nossos ex-alunos e vermos o grande profissional em que ele se tornou. É nesse momento que podemos pensar que todo o esforço valeu a pena. Há esperança.
Contudo, se as coisas piorarem e a educação continuar sendo transformada tão rapidamente, na maioria das vezes para pior, então eu quero fazer as coisas do jeito, quero voltar ao ontem. E ainda, se o professor perder cada vez mais o seu valor e o mundo continuar "girando desse forma", então eu terei de dizer: parem o mundo porque eu quero descer.






Caroline de Oliveira Rocha

2 comentários:

  1. Desculpem a demora para postar algo novo,me vi perdido em meio à tantas coisas superficiais que me deixei esquecer do meu principal objetivo com essa ferramenta.Um abraço para matar a saudade e aviso que voltei para ficar!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que lindooo! Postou meu texto.

    BEIJOS!

    ResponderExcluir